Relatório de Transparência e Igualdade Salarial
Relatório de Transparência e Igualdade Salarial
A Vestas, em estrito cumprimento ao previsto na Lei nº 14.611/2023 e à legislação regulamentar (Decreto nº 11.795/2023 e Portaria 3.714/2023, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publica relatório de transparência salarial e de critérios remuneratórios, reafirmando seu compromisso com as nossas práticas de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento, e com a promoção da igualdade salarial.
A empresa ressalta, contudo, seu descontentamento e preocupação em relação às significativas distorções estatísticas do referido relatório, decorrentes da metodologia inadequada e equivocada que foi adotada pelo MTE, e que não reflete a realidade das políticas de remuneração da Vestas.
O relatório reflete o agrupamento de diferentes profissões, cargos e realidades em grandes grupos do Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO), desconsiderando senioridade, formação, experiência ou mesmo diferentes cargos e profissões, sequer aplicando as regras referentes à isonomia salarial previstas na legislação. Por essa razão, gera as distorções mencionadas e invalidam as análises apresentadas e suas conclusões. Essas irregularidades do relatório já são objeto de diversas ações judiciais, inclusive perante o Supremo Tribunal Federal.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Vestas é reconhecida globalmente com a empresa mais sustentável do mundo no setor de energia e figura como Top 3 quando considerados todos os setores da economia, segundo o respeitado índice da Corporate Knights. Para os nossos mais de 30.000 colaboradores ao redor do mundo, sustentabilidade é um dos principais propósitos que nos guiam na criação de um futuro melhor para toda a sociedade. E isso inclui ter uma força de trabalho bem estruturada, respeitada e composta por uma variedade de identidades sociais, com diversidade de género, idade, cultura, etnia, capacidades físicas, crenças políticas e religiosas, orientação sexual e outros atributos. Em 2020, assumimos globalmente o compromisso de aumentar o percentual de mulheres em posições de liderança na empresa para 30% até 2030. Na América Latina, estamos muito orgulhosos porque já superamos essa meta no ano passado. Embora reconheçamos que o género é apenas uma forma de identidade social, acreditamos que se trata de uma indicação mensurável e justa.
Harmonizamos regularmente a nossa estrutura e ferramentas salariais internas com as melhores práticas do mercado, realizando atualizações anuais para seguirmos em conformidade com os rígidos padrões do setor. Os resultados das pesquisas com funcionários demonstram consistentemente uma trajetória positiva, reafirmando nosso compromisso em fornecer remuneração aos funcionários de acordo com as diretrizes estabelecidas. E, em 2023, implementamos medidas adicionais para promover a desenvolvimento e igualdade salarial – o que inclui formação e educação abrangentes para as nossas pessoas – e para garantir uma definição de remuneração responsável.
Relatório de Transparência Salarial
- Description:
Relatório PDF VBRA 1
- File title:
- Relatório PDF
- Description:
Relatório PDF VBRA 2
- File title:
- Relatório PDF
- Description:
Relatório PDF VBRA 19
- File title:
- Relatório PDF